
A ecolalia é a repetição de frases e palavras, uma das características mais comuns em pessoas com autismo. Saiba como o fonoaudiólogo pode ajudar.
A repetição de palavras e frases faz parte do processo de aquisição da fala e da linguagem. Podemos perceber a fala repetitiva nas crianças pequenas que estão aprendendo a se comunicar. Aos 2 anos, é comum misturar falas próprias com a repetição do que se ouve.
No entanto, a ecolalia vai diminuindo ao longo do tempo e por volta dos 3 anos quase não acontece. Crianças com autismo apresentam ecolalia depois dessa idade, sendo uma característica muito comum no espectro, especialmente quando há um atraso no desenvolvimento da fala.
A ecolalia se manifesta em muitas crianças com autismo por diversos motivos. Pode ser uma tentativa de manter uma conversa, de atrair a atenção de alguém, interagir com as pessoas ou pedir algo.
A ecolalia tem uma função importante na vida das crianças com autismo, ainda que possa trazer prejuízos em sua vida diária. Eliminá-la por completo seria uma má ideia, visto que ela pode ser muito útil, uma maneira de comunicar desejos e necessidades.
O Fonoaudiólogo é fundamental no tratamento da ecolalia, pois ajuda a criança com autismo a ter mais autonomia e independência em sua comunicação e interação social.
Vale lembrar, que cada criança é única e as particularidades de cada uma delas serão consideradas no tratamento com o Fonoaudiólogo.
Aqui no Núcleo Aprimorar temos profissionais habilitados e capacitados para atendê-los!
Agende uma avaliação e venha nos conhecer. Será um prazer poder ajudá-lo!
📱 Chama a gente no whats: 💬(12) 99650-8222
Ou nos faça uma visita:
📍 Av. Charles Schnneider, 1236 – 314 – Parque Sr. do Bonfim, Taubaté – SP
👩🏻⚕🦋💜
Núcleo Aprimorar
