
Quando é pensando no desenvolvimento da fala em criança com síndrome de Down (T21), o marco será num tempo diferente, mas que deverá ser precedido de muitos estímulos que envolvem a linguagem.
A fala requer cognição, compreensão, planejamento motor e intenção. O atendimento é focado em todas as habilidades que são necessárias para que a fala ocorra, e os familiares são orientados sobre as expectativas.
Antes mesmo da fala, a criança com T21 deve ser capaz de compreender a linguagem, ter habilidades oro motoras, usar a comunicação não verbal, ou seja, usar gestos, sons, olhares, apontar, pedir, mostrar, conhecer e entender o mundo ao seu redor.
Muitos atendimentos serão para estimular todos estes pontos e consequentemente preparar a criança para o momento da fala.
Sabemos que algumas crianças com T21, podem ter comorbidades que deverão ser investigadas, quando tudo isso é feito, e a fala não acontece. As comorbidades mais comuns que podem co-ocorrer na T21 é apraxia, deficiência auditiva e TEA.
A atuação do Fonoaudiólogo é imprescindível e sabemos que a expectativa da família é grande para que a fala aconteça.
Quer saber mais?
Aqui no Núcleo Aprimorar temos profissionais habilitados e capacitados para atendê-los!
Agende uma avaliação e venha nos conhecer. Será um prazer poder ajudá-lo!
📱 Chama a gente no whats: 💬(12) 99650-8222
Ou nos faça uma visita:
📍 Av. Charles Schnneider, 1236 – 314 – Parque Sr. do Bonfim, Taubaté – SP
👩🏻⚕🦋💜
Núcleo Aprimorar
#fonoaudiologia #taubaté #valedoparaíba #seletividadealimentar #testedalinguinha #testedaorelhinha #fissuralabiopalatina #prematuridade #nucleoaprimorar #fononeurofuncional #falat21
