
A Doença de Parkinson é uma condição neurológica progressiva que afeta o controle dos movimentos, podendo manifestar-se por sintomas como: tremores, lentidão, rigidez muscular e desequilíbrio. O portador da doença pode, também, apresentar alterações na articulação da fala, na voz, na escrita e dificuldades para engolir.
Em se tratando em apresentar alterações na articulação da fala e na voz, a terapia fonoaudiológica pode trazer inúmeros benefícios para esses pacientes, contribuindo para a produção de uma voz “mais forte” e “mais clara”, uma fala mais compreensível e uma expressão facial mais compatível com as emoções que o paciente deseja comunicar.
Surgir dificuldade para engolir, também, é muito comum na doença e ocorre devido ao “enfraquecimento” dos músculos da língua, lábios, bochechas, faringe e laringe e em virtude de prejuízos na execução rápida e coordenada dos movimentos envolvidos no ato de engolir.
O tratamento fonoaudiológico nessa situação pode melhorar esses processos por meio da prescrição de exercícios e manobras, além de orientações para mudanças na consistência dos alimentos e na maneira de se alimentar.
Diante da doença instalada, a busca por melhorias na qualidade de vida deve ser constante. Por isso, é fundamental que se tenha atenção aos primeiros sintomas da doença, pois a detecção e o tratamento precoces farão toda a diferença na evolução favorável do quadro.
Quer saber mais sobre o tratamento fonoaudiológico em Doença de Parkinson? Fale com a gente e venha nos conhecer!
Será um grande prazer poder ajudar.
👩🏻⚕🦋💜
Núcleo Aprimorar
💬(12) 99650-8222
📍Av. Charles Schnneider, 1236 – 314 – Parque Sr. do Bonfim, Taubaté – SP
