Doença de Alzheimer e a Fonoaudiologia

O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa crônica, que se manifesta lentamente, com progressão dos sintomas ao longo do tempo.

É o tipo mais comum de demência, sendo mais frequente em idosos e afetando a memória e a capacidade cognitiva.

Com a evolução da doença, observam-se dificuldades na linguagem e nas funções executivas. Em fases mais avançadas, observa-se o acometimento também de funções motoras e dificuldade na deglutição (disfagia).

A fala também pode ser afetada. Chamada de apraxia verbal, trata-se de um distúrbio que prejudica a musculatura da fala e interfere na verbalização voluntária de fonemas.

O tratamento não farmacológico é de extrema importância, com alimentação adequada, exercício físico, acompanhamento multiprofissional com Fonoaudiologia, terapia ocupacional e controle de comorbidades, como hipertensão, diabetes e dislipidemia.

A Fonoaudiologia realiza o tratamento e prevenção de disfunções que impactam a capacidade de se comunicar dos indivíduos, isto é, questões que afetam a fala, escrita e motricidade oral – movimentos de sucção, deglutição e respiração.

Você quer entender melhor a importância do tratamento Fonoaudiológico em pacientes com Alzheimer? Entre em contato e venha nos conhecer!
Será um grande prazer poder ajudar.

👩🏻‍⚕🦋💜
Núcleo Aprimorar
💬(12) 99650-8222
📍Av. Charles Schnneider, 1236 – 314 – Parque Sr. do Bonfim, Taubaté – SP


Deixe um comentário