É muito importante que as crianças sejam estimuladas a fazerem o exercício do sopro, pois ele é um dos exercícios que mais trabalha, seja no aspecto da musculatura velofaríngeo, como no da percepção e sensação tátil sinestésica.

As crianças que nasceram com fissura labiopalatina, têm uma importância ainda maior sobre estimular o exercício do sopro.
Elas têm uma dificuldade em conseguir soprar, ou seja, conduzir o ar somente para a cavidade oral. Se a criança não for operada ainda, o motivo delas não conseguirem conduzir o ar somente na boca se deve ao simples fato do palato (Céu da boca) estar em comunicação com a cavidade nasal (narinas). Porém, se já forem operadas pode ser que o palato ainda precise de uma forcinha para se movimentar ou a criança ainda precise de tomar consciência de quando e como o ar deve passar pela boca ou pelo nariz.

Vejamos algumas atividades de sopro:

  • Canudo e Bolinha de Isopor: soprar a bolinha, usando o canudo, até o alvo final. Esse é um modo com dificuldade de sopro mais avançado, depois que a criança já esteja conseguindo soprar com canudinho é legal ir dificultando. Outra opção dessa atividade é fazer caminhos a serem seguidos pela bolinha, ou seja, a criança vai guiando a bolinha com o sopro percorrendo por todo o trajeto.
  • Barquinho de Papel: Faça barquinhos de papéis pequenos e encha uma bacia de água. A criança deve movimentar os barquinhos com o sopro. Para aumentar a dificuldade, troque os barquinhos de papel por barquinhos de rolhas de vinho ou de espuma.
  • Canudos e Tintas: A criança já precisa saber soprar nesta atividade para não acontecer dela sugar ao invés de soprar a tinta. Numa folha em branco, peça que a criança molhe o canudo na tinta (que você deverá ter diluído um pouquinho em água) e depois sopre na folha. Ou também pode-se colocar na folha um pouco de tinta e pedir que a criança espalhe a tinta com o sopro. As duas maneiras são bem legais! A criatividade nessa atividade é muito trabalhada e as crianças adoram ver os seus quadros sendo formados!
  • Bolinhas de Sabão: Você pode utilizar os fazedores de bolhas prontos que encontramos em muitas lojas de brinquedos ou fazer com um pedaço de aranhe, um canudinho mais grosso ou com uma garrafa pet cortada e fazer bolhas gigantes. A criançada adora!
  • Instrumentos Musicais: A utilização deles, como flautas e gaitas, por exemplo, além de estimular o sopro ajuda a estimular musicalização da criança.

Para saber mais ou agendar uma avaliação, fale conosco! Será um grande prazer poder ajudar.

👩🏻‍⚕🦋💜
Núcleo Aprimorar
💬(12) 99650-8222


Deixe um comentário