
A fonoaudiologia e a odontologia em conjunto trazem grandes benefícios. Juntas, são áreas muito importantes para quem se preocupa e cuida dos seus dentes e da sua linguagem verbal.
O papel da fonoaudiologia é complementar ao trabalho do cirurgião-dentista, uma vez que a fonoaudiologia trabalha com as funções orofaciais, como a respiração, a mastigação, a deglutição e a fala, funções essas desempenhadas pelas estruturas da cavidade oral.
Vejamos 4 situações em que é indicado o acompanhamento clínico de profissionais tanto de fonoaudiologia como de odontologia:
- Dificuldade na fala após colocação do aparelho: relativo ao tônus, funções e órgãos fonoarticulatórios;
- Situações em que a fala compromete o posicionamento dos dentes: a postura da língua nas atividades de fala ou em repouso— tocando e empurrando os dentes — pode prejudicar o posicionamento dentário;
- Extinção de maus hábitos orais: como roer unhas, chupar dedo ou chupeta;
- Prevenção dos distúrbios orofaciais: como a orientação sobre a forma adequada de amamentação e os momentos oportunos para a introdução de diferentes consistências alimentares, por exemplo.
É muito eficaz a parceria entre fonoaudiologia e odontologia. Por meio de perspectivas e técnicas diferentes, fonoaudiólogo e dentista têm o mesmo objetivo. Que é o de propiciar o tratamento e a reabilitação mais completa possível para o paciente.
Para tirar suas dúvidas ou Agendar um avaliação fale conosco! Será um grande prazer poder ajudar.
👩🏻⚕️🦋💜
Núcleo Aprimorar
💬(12) 98320-5336 | 98170-9029
